sábado, 29 de setembro de 2012

HTPC - SETEMBRO


No mês de setembro nossos estudos no HTPC, foram sobre avaliação na educação infantil (Portfólio). Primeiramente iniciamos com uma leitura reflexiva, texto Você é águia ou galinha? com objetivo de levar o grupo a refletir sobre a importância de inovar  na prática pedagógica tanto vida pessoal. Após leitura assistimos um vídeo com foco na atenção     e assim refletimos sobre a avaliação: Será que estamos atentos a tudo e a todos?? Como avaliamos destaques e crianças com dificuldades?  Estudamos a importância do instrumento de avaliação e finalizamos com a leitura: Abelha Chocolateira  refletindo sobre as especifidades de cada criança e suas necessidades a considerar. 


PAUTA HTPC - SETEMBRO     

CÁRITAS SÃO PEDRO APÓSTOLO
TABOÃO DA SERRALogo%20Caritas
Pauta de H.T.P. C
Escola: PAC Nossa Senhora das Graças

Coordenadora Pedagógica: Verônica Mesquita Santana 
Público Alvo: ADI’s e Professores

Data Prevista:  Setembro de 2012.
“A espécie humana sobreviverá se soubermos ensinar a criança a respeitar a natureza e a conservar o ambiente propício à vida.” (ANI).

Conteúdos:   Avaliação na Educação Infantil (Portfólio)Objetivos: Compreender a importância da avaliação na educação infantil. 


Desenvolvimento:

1.    Momento: Leitura: Você é águia ou galinha? (Reflexão: Inovação).

2.     Momento: Vídeo: Teste de atenção. (Reflexão sobre avaliação)

3.     Momento: Montar grupos para responder algumas perguntas, referentes ao portfólio. 


4.     Momento: Leitura: Portfólio para avaliação. Fonte: nova escola

5.    Momento: Leitura: A Abelha Chocolateira. (Especificidades de cada criança – Olhar para avaliação formativa).
6.     

7.     Momento: Sugestões para montagem dos portfólios: Estrutura 


8.     Momento: Vídeo: “Como realizar a escolha das atividades para inserir no portfólio”. (Anglo Morumbi) 


9.    Momento: Dinâmica: Estilos de comunicação. (Perfil do Grupo).







PAC NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - HTPC 10/09/2012
Coordenadora pedagógica: Verônica Mesquita Santana
Portfólios para avaliação 


Os professores podem fazer portfólio por aluno e por turma, contendo as atividades cotidianas ou de um projeto específico. As pastas podem ser arrumadas por área de conhecimento, conteúdos ou períodos. Esse instrumento de avaliação é comum na Educação Infantil, mas raramente é feito no Ensino Fundamental, apesar de ser o que melhor demonstra a trajetória de aprendizagem do estudante. 



As pastas da turma toda, com as produções mais significativas, proporcionam uma visão ampla do que foi realizado em sala e devem ser guardadas pela escola para que os professores conheçam exatamente o que foi trabalhado no ano anterior pelo colega. "Só dessa maneira é possível dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem", explica Débora Rana, coordenadora da Escola Projeto Vida e formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

Os portfólios individuais precisam conter as atividades que mostrem os avanços de cada aluno (para antever o que precisa ser trabalhado na sequência). O segredo é recolher material durante todo o ano e não só num período específico. Como é muito difícil armazenar tudo, um bom critério é ficar com as produções que mostrem a evolução na aprendizagem e o avanço dos estudantes. Elisete Gomes da Silva Luttzolff, coordenadora pedagógica da EE Victor Civita, em Guarulhos, na Grande São Paulo, orienta os docentes a começar guardando a avaliação diagnóstica inicial: "Ela serve para afinar o planejamento de acordo com as necessidades da criança". 


Benigna Maria de Freitas Villas Boas, professora da Universidade de Brasília (UnB), recomenda que os professores incentivem os estudantes a conquistar autonomia a partir dos 3 anos, deixando-os escolher as atividades que comporão a pasta, mas orientando a reconhecer o que é mais relevante. 

Outro documento que pode constar do portfólio (ou ser usado separadamente) são os relatórios. 


Para não esquecer nada 



Há três tipos de registro: notas, pautas de observação e diários de classe. As notas são anotações curtas feitas pelo professor durante a aula - perguntas e dúvidas levantadas pela garotada, conteúdos a pesquisar etc. São ótimas para lembrar o que colocar nos próximos planejamentos, nos relatórios e na avaliação.



Os diários de aula são narrativas do que aconteceu em classe. O modelo deve seguir o dos diários pessoais, com reflexões sobre o planejamento e as necessidades dos alunos. Esse tipo de registro também é responsabilidade dos professores, mas não é fácil fazer. O maior problema é se acostumar a realizar descrições detalhadas, sem julgamentos de valor. Fernanda sugere que os coordenadores conversem com a equipe para que esses diários sejam feitos como se conta uma história: "Em vez de anotar apenas que os alunos ficaram envolvidos numa atividade, estimule os a anotar os detalhes: se fizeram silêncio, formularam perguntas (e quais) e cumpriram todas as etapas da proposta, por exemplo,".

TIPO
O QUE É
PARA QUE SERVE
COMO USAR
Portfólios
Pasta com amostras do trabalho das crianças, como atividades, relatórios, desenhos, fotos, vídeos e registros sonoros.
Avaliar continuamente a trajetória de cada aluno e de uma turma, dentro de um projeto específico ou ao longo do ano.
Analisar os problemas de ensino que aparecem nas produções da turma e procurar maneiras de resolvê-los.
Registro de classe
Notas, pautas de observação e diários de classe.
Registrar e acompanhar diariamente as atividades de ensino e a evolução dos alunos.
Refletir sobre a prática pedagógica com base nas dúvidas dos professores para ajustar práticas e encaminhamentos.
Planejamento
Sequências didáticas, planos de aula, projetos didáticos e atividades permanentes.
Organizar o planejamento anual e de aulas para formar a memória do trabalho realizado no ano.
Antecipar os conteúdos que serão ensinados e a interação dos alunos com eles durante o planejamento. Serve também como banco de ideias de modalidades.

Qual é a finalidade dos portfólios?
Portfólio é um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de determinado período (o ano letivo, por exemplo). Quando bem montada, essa coletânea se transforma em um excelente instrumento de avaliação.

Ela deve reunir as atividades que o estudante considera relevantes, escolhidas depois de uma análise feita com a sua ajuda. O critério da escolha vale lembrar, não pode ser apenas o da excelência. O que importa é selecionar trabalhos que demonstrem a trajetória da aprendizagem.

O ideal é que o portfólio tenha a seguinte estrutura: introdução (apresentação do conteúdo), uma breve descrição de cada trabalho, as datas em que eles foram feitos, uma seção de revisão com reflexões da criança, uma autoavaliação e uma parte reservada aos seus comentários.
Fonte: Revista eletrônica Nova Escola
Quer saber mais?


BIBLIOGRAFIA 
Manual de Portfólio: um Guia Passo a Passo para Professores, Elisabeth Shores e Cathy Grace, 
160 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 51 reais 
Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico, Benigna Maria de Freitas Villas Boas, 192 págs., 
Ed. Papirus, tel. (19) 3272-4500, 35,90 reais 
Qualidade na Educação para a Primeira Infância, Alan Pence, Gunilla Dahlberg e Peter Moss, 264 
págs., Ed. Artmed, 52 reais 
Virando a Escola do Avesso por Meio da Avaliação, Benigna Maria de Freitas Villas Boas, 144 
págs., Ed. Papirus, 32,90 reais]




Leitura
A abelha chocolateira
Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
- Mas você é uma operária! - gritava a rainha - Tem que aprender.
Na colméia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel...
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colméia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel mais espesso e marrom... - gritaram suas colegas operárias.
- Iac, que nojo! - esbravejaram os zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colméia! - gritavam os zangões.
- É horrorosa, um desgosto para a raça! - diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colméia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? - indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não...
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma idéia brilhante.
No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas. 
Fábula de Katia Canton*, ilustrada por ionit

*com idéia de João Roberto Monteiro da Silva




                     

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