sábado, 29 de setembro de 2012

HTPC gêneros textuais


HTPC - AGOSTO: GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivo do estudo foi aproximar o grupo de educadoras a refletir sobre a importância do trabalho com gêneros textuais, sua sistematização que vai além de práticas ultrapassadas de apenas estudar a estrutura do gênero em questão e sim levar as crianças a refletirem sobre o uso social . As educadoras optaram por trabalhar o gênero instrucional receitas. Focamos a importância das rodas de conversas sobre o gênero, sua estrutura, leitura de livros, escrita coletiva, roda de apreciação, execução das receitas e retomar conteúdos estudados. Os gêneros são, na verdade, uma condição didática para trabalhar com os comportamentos leitores e escritores. A sutileza - importantíssima - é que eles devem estar a serviço dos verdadeiros Conteúdos os chamados comportamentos leitores e escritores ler para estudar, encontrar uma informação específica, tomar notas, organizar entrevistas, elaborar resumos, sublinhar as informações mais relevantes, comparar dados entre textos e, claro, enfrentar o desafio de escrevê-los.
HTPC dia 27/08/2012: Encerramos o estudo sobre os gêneros textuais com uma divertida dinâmica onde o grupo modificou o conto: A velha contrabandista em uma notícia e o outro em carta. Após a dinâmica refletimos sobre a importância de ressaltar as crianças a estrutura dos gêneros e a função social. Após dinâmica conversamos sobre quais foram as estratégias e estruturas pensadas para escrita das mesmas, assim como deve ser para as nossas crianças, leva-las a refletirem sobre o processo  de leitores e escritores. 




Conto: A velha contrabandista
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava na fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com moamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com quarenta anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.
- Juro - respondeu o fiscal.
- É lambreta.
  Sérgio Porto - Stanislaw Ponte Preta

Grupo 1 – carta: Professoras: Eliane Dias, Vera Lúcia e Maria Luisa
Taboão da Serra, 27 de Agosto de 2012
Aqui é a velhinha da lambreta, hoje infelizmente fui parada pelo fiscal da alfândega, depois de muita insistência da parte dele fui obrigada a revelar qual era o nosso contrabando, mas pode ficar tranquilo, pois ele me prometeu que não vai dar parte na policia. Apesar de o fiscal ter me prometido ficar de bico calado acho melhor mudar a nossa rota.
Sem mais
Ass. Velinha contrabandista
Grupo 2 – Jornal: Professoras: Alice, Eliane Francisco e Maria do Socorro
Taboão da Serra, 27 de Agosto de 2012.
Notícia Urgente:
” Na fronteira do Brasil com Paraguai, velhinha joga areia na fiscalização da Alfândega”
Uma velhinha que passava todos os dias pela fronteira do Brasil com Paraguai, montada em uma lambreta com um saco de areia na garupa, despertou a atenção da fiscalização que passou a observa-la. Esta investigação foi realizada por um mês e no final, após várias abordagens fiscais constataram que o conteúdo do saco era apenas areia. 
O impressionante é que através de fonte segura nossa equipe jornalística descobriu que o que realmente a velhinha contrabandeava eram lambretas.
E mais uma vez, nós da imprensa temos a prova de que as aparências e as evidencias enganam até os mais experientes profissionais.
 Grupo 3 – Carta: Professoras: Janaína, Fabiana e Telma
Minas Gerais, 01 de Abril de 2012.
Sinhô, Zé Pequeno:
Quero avisá-lo que os caboclos tão di zóio no nosso negócio. Essa  história de carregar areia tá virando carne de vaca, quase que os gambé me pega. Todo santo dia me para de modo a olhar o que to carregando, sem dizer que minha carcaça não aguenta carregar esse mundo de areia.
Como sou astuta fiz um trato com o moço da policia ele já sabe de tudo. Agora precisamos v~e como vai ficar pois arrisquei minha pele, e vou ter que liberar um cafezinho e o dinheiro vai ter que pingar.
Um abraço, Rosalva.
PRÁTICAS:
Leitura da receita

Leitura e receita de biscoitos


Receita de sanduíche


Receita de massa de modelar M.M. A

Mexe que mexe

Vamos modelar?



Massa de modelar M.M. B

Receita de maria mole Maternal B

Nenhum comentário:

Postar um comentário