RELATO DE ACOMPANHAMENTO
Instituição: PAC Nossa Senhora das Graças
Coordenadora pedagógica: Verônica
Mesquita Santana
Mês:
Junho/2012
Ao
observar práticas pedagógicas e ler semanários observei que há grande resistência
a proposta construtivista, professor como mediador da aprendizagem e a criança
como sujeito ativo e participativo. Em algumas orientações coletivas e
individuais, pude compreender a resistência em não “acreditar” que crianças tão
pequenas possuem conhecimentos e podem exercer atividades para desenvolvimento
da autonomia, crendo que a criança aprenderá com eficiência observando-as
realizarem tarefas simples da rotina, ou seja, somente o professor é dono do
saber e a criança só aprenderá com modelos mais experientes. Outra parte
integrante do corpo docente sendo exatamente metade esforça-se para compreender
e modificar práticas pedagógicas desenvolvendo assim autonomia do grupo,
situações em que a criança participa e expressa seus conhecimentos, incentivando
a criticidade, participando e atuando em sua aprendizagem.
Pensando
nessas questões, decidi fazer reflexões em HTPC, conversas individuais nos 50',
notei que as práticas foram modificando, porem ainda estou com dificuldades,
pois algumas mesmo com orientações persistem na prática. Nas duas U.E. Observei
que grande parte já modificaram suas práticas e propostas, ouvindo mais as
crianças, planejando atividades que desenvolvam a autonomia e os fazendo parte
integrante da aprendizagem.
MODIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PROPONDO DESAFIOS, REFLEXÕES E AUTONOMIA:
Releitura: Girassóis Vincent Van Gogh
Quanto as
linguagens observo que cada uma possui sua concepção de ensino, como por
exemplo, em artes visuais maioria focava somente o fazer artístico como
pinturas limitadas proporcionando um único suporte e colagens. Em alguns HTPC
fizemos estudos aprofundando essa prática com dinâmicas e leituras de grandes
pensadores, explicando a importância do conhecer e fazer artes com diversidade
de materiais, suportes e obras de artes. Em um de nossos encontros lancei para
o grupo: Como seria apreciar arte? Como era planejado esse apreciar? Todo o
grupo não havia feito e não sabia como seria essa apreciação em artes e após
esse estudo da importância, que vai muito além de apenas fazer e guardar as
obras das crianças fizeram os painéis de apreciação, rodas de conversa com e
observaram que os mais experientes ensinam os colegas. O grupo também passou a
compreender que as paredes falam e revelam experiências sobre as aprendizagens
das crianças e nossa proposta que vai além do cuidar que as famílias ainda
acreditam que somente isso que a creche proporciona a elas.
Em nossa
última parada pedagógica e planejamento trabalhamos o tema MUDANÇA, em todos os
aspectos seja prática pedagógica, profissional e pessoal. Fizemos leituras
pontuais como Clarisse Lispector em seu texto Mudança, trabalhamos a
reformulação de uma rotina significativa a favor da criança e algumas
experiências na prática como o trabalho com nome próprio, práticas de leituras,
práticas sobre o brincar e o trabalho em grupo.
PLANO DE AÇÃO PARA ATENDER OS DESAFIOS DO
COORDENADOR (DIFERENTES CONCEPÇÕES DE
ENSINO E APRENDIZAGEM)
Após observar práticas pedagógicas e fazer as devidas
intervenções, elaborei um roteiro de acompanhamento para melhor orientar,
observar e fazer intervenções que pudessem auxiliar as práticas pedagógicas e
assim modificar. Reservei 2 vezes por semana para entrar no 50' para
orientações, leitura de relatos de observações que realizo em sala de aula e
vídeos das aulas, assim juntas realizamos modificações e propomos outras
situações diante das dificuldades. Passei também a fazer maiores
intervenções no semanários, perguntas para que pudessem refletir quanto as
práticas. Realizamos leituras que estão postadas aqui no blog referentes ao desenvolvimento infantil e observei que houve bastante melhora nas práticas e comentários positivos das professoras quanto ao trabalho que está sendo desenvolvido.
CÁRITAS SÃO PEDRO
APÓSTOLO
PREFEITURA DO
MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA
PAC NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
RESUMO DAS DISCUSSÕES CONSELHO DE
CLASSE
Esse
mês as atividades pedagógicas foram planejadas a partir do plano de ação
pós-conselho pedagógico onde refletimos sobre a importância do olhar pedagógico
direcionado as crianças, suas especificidades, necessidades e capacidades.
Iniciamos os dois dias com mensagens de animo e reflexão para fazer o grupo
refletir sobre nossas práticas e deveres quanto profissionais, após realizamos
a dinâmica patinho feio para reflexão sobre algumas práticas inadequadas
existentes na unidade como a exclusão de crianças com dificuldades
comportamentais.
Nosso
conselho pedagógico foi pautado na necessidade de refletir ações pedagógicas
aplicadas no terceiro bimestre e metas para o quarto, realizamos assim um
estudo detalhando (quadro de metas) o perfil do grupo as necessidades e
especificidades de cada criança. Também assistimos pequenas animações que
retrata a exclusão e persistência, a nova formatação de conselho foi muito bem
avaliada pelo grupo que aprovou o momento. Pude observar os planejamentos
semanais (semanários) e algumas aulas assistidas por mim que as práticas
modificaram como, por exemplo, o maternal A (havia grande dificuldade entre as
educadoras e rotulações de algumas crianças), planejamos situações de
brincadeiras cooperativas com objetivo de unir e um auxiliar o outro através de
brincadeiras sem imposições e cobranças, prática que está surtindo efeito no
grupo.
Convivendo com as diferenças!
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