terça-feira, 23 de outubro de 2012

HTPC - OUTUBRO



Logo%20CaritasCÁRITAS SÃO PEDRO APÓSTOLO
Logo%20Caritas
PREFEITURA DO MUNÍCIPIO DE TABOÃO DA SERRA

Logo%20CaritasPauta de H.T.P.C.

"Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos; Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos; Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; Vigie seu caráter, porque ele será o seu destino."

PAC Nossa Senhora das Graças
Coordenadora Pedagógica: Verônica Mesquita Santana
Público Alvo: ADI’s e Professores
Data Prevista: 03, 04, 10, 11, 17 e 18 de Outubro de 2012.


Desenvolvimento:
1.     Momento: Intervenção cultural: Vou andar de trem... e Lambalú...
                    
2.      Momento: Planejar semana da criança: Atividades, lista de compras e presentes. / Leitura das orientações internas.

3.      Momento: Finalizar estudo sobre portfólio: Vídeo: “Como realizar a escolha das atividades para inserir no portfólio”. (Anglo Morumbi) /

4.      Momento: Dinâmica: Estilos de comunicação. (Perfil do Grupo)./ Elaboração de metas para 4° bimestre, fechamento de projetos e mostra cultural.

5.     Momento: Intervenção cultural: Brincadeira cantada - Fernanda Kelly.

6.      Momento: Ler para... Versões de mim - Luis Fernando Veríssimo.


Recebemos a coordenadora pedagógica Fernanda Kelly, que se disponibilizou a vir contribuir com seus conhecimentos sobre brincadeiras circulares na educação infantil.O encontro foi muito rico e prazeroso as educadoras ampliaram seus conhecimentos e a cada semana inovam o planejamento semanal.









LER PARA... REFLETIR!

Versões de Mim   

Vivemos cercados pelas nossas alternativas, pelo que podíamos ter sido. Ah,  se  apenas  tivéssemos  acertado aquele número (Unzinho e eu ganhava a sena acumulada),  topado  aquele  emprego,  completado  aquele  curso, chegado antes, chegado  depois,  dito  sim, dito não, ido para Londrina, casado com a Doralice, feito aquele teste...
Agora  mesmo  neste  bar imaginário em que estou bebendo para esquecer o que não fiz  aliás,  o nome do bar é Imaginário, sentou um cara do meu lado direito e se apresentou :
-Eu sou você, se tivesse feito aquele teste no Botafogo.
E ele tem mesmo a minha idade e a minha cara. E o mesmo desconsolo.
- Por que? Sua vida não foi melhor do que a minha?
- Durante um certo tempo, foi. Cheguei a titular.
Cheguei  a  seleção.  Fiz um grande contrato. Levava uma grande vida. Até que um dia....
- Eu sei, eu sei... disse alguém sentado ao lado dele.
Olhamos  para  o intrometido... Tinha a nossa idade e a nossa cara e não parecia mais feliz do que nós. Ele continuou:
-  Você  hesitou  entre  sair  e não sair do gol. Não saiu, levou o único gol do jogo, caiu em desgraça, largou o futebol e foi ser um medíocre propagandista.
- Como é que você sabe?
-  Eu  sou  você,  se tivesse saído do gol. Não só peguei a bola, como me mandei para  o ataque com tanta perfeição que fizemos o gol da vitória. Fui considerado o    herói    do   jogo.   No   jogo   seguinte,   hesitei   entre   me   atirar nos pés de um atacante e não me atirar. Como era um herói, me atirei... Levei um chute na cabeça.
Não  pude  ser mais nada. Nem propagandista. Ganho uma miséria do INSS e só faço isto: bebo e me queixo da vida.
- Se não tivesse ido nos pés do atacante... Ele chutaria para fora.
Quem falou foi o outro sósia nosso, ao lado dele, que em seguida se  apresentou.
-  Eu  sou você se não tivesse ido naquela bola. Não faria diferença. Não  seria gol.  Minha carreira continuou. Fiquei cada vez mais famoso, e agora com fama de sortudo  também.  Fui vendido para o futebol europeu, por uma fábula. O primeiro goleiro brasileiro a ir jogar na Europa. Embarquei com festa no Rio ...
- E o que aconteceu? perguntamos os três em uníssono.
- Lembra aquele avião da VARIG que caiu na chegada em Paris?
- Você...
- Morri com 28 anos.
- Bem que tínhamos notado sua palidez.
- Pensando bem, foi melhor não fazer aquele teste no Botafogo...
- E ter levado o chute na cabeça...
- Foi melhor, continuou, ter ido fazer o concurso para o serviço público naquele dia.
- Ah, se eu tivesse passado...
- Você deve estar brincando. Disse alguém sentado a minha esquerda.
Tinha a minha cara, mas parecia mais velho e desanimado.
- Quem é você?
- Eu sou você, se tivesse entrado para o serviço público.
- Vi que todas as banquetas do bar à esquerda dele estavam ocupadas por versões de mim no serviço público, uma mais desiludida do que a outra.
As  conseqüências  de  anos  de decisões erradas, alianças fracassadas, pequenas traições, promoções negadas e frustração.
Olhei  em  volta.  Eu  lotava  o bar. Todas as mesas estavam ocupadas por minhas alternativas e nenhuma parecia estar contente.
Comentei  com o barman que, no fim, quem estava com o melhor aspecto ali, era eu mesmo.
O  barman  fez que sim com a cabeça, tristemente. Só então notei que ele  também tinha a minha cara, só com mais rugas.
- Quem é você? perguntei.
- Eu sou você, se tivesse casado com a Doralice.
- E..?
Ele não respondeu. Só fez um sinal, com o dedão virado para baixo...
Creio  que a vida não é feita das decisões que você não toma, ou as atitudes que você  não  teve, mas  sim, aquilo que foi feito! Se bom ou não, penso, é melhor viver do futuro que do passado.

Luis Fernando Veríssimo











CARITAS
 SÃO PEDRO APÓSTOLO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA





Logo%20CaritasPauta de H.T.P.C.

"Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos; Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos; Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; Vigie seu caráter, porque ele será o seu destino."


PAC Nossa Senhora das Graças

Coordenadora Pedagógica: Verônica Mesquita Santana 
Público Alvo: ADI’s e Professores

Data Prevista: 24 25 e 31 de Outubro de 2012.

Objetivos: - Avaliar e refletir expectativas para 4° bimestre

                 - Reflexão práticas pedagógicas
                  - Organizar e planejar instrumentos de avaliação
                


Desenvolvimento:
1.     Momento: Planejar metas para 4° bimestre – quadro de expectativas. Entrega do plano de ação para o bimestre. 


2.      Momento: Vídeo: Roda de apreciação Mini maternal A. (Refletindo práticas pedagógicas)

3.      Momento: Planejar exposição interação família e escola – SEDUC 08/11



4.     Momento: Organização portfólio 


5.      Momento: Planejar mostra cultural – horários e exposição dos trabalhos.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário